Notícias

Excesso de chuva prejudica produtividade do alho em GO

Cristalina é o município que mais produz alho no Brasil.

Lavouras devem produzir menos nesta safra.

Os produtores de alho de Goiás iniciaram a colheita, mas por causa do excesso de chuva na hora do plantio, a safra vai ser menor.

O trabalho para tirar o alho da terra dura o dia todo. O município de Cristalina é responsável por 25% da produção nacional de alho e em 2014, os produtores devem colher 30 mil toneladas.

Só em uma fazenda foram plantados 80 hectares e devem ser colhidas cerca de 120 mil caixas. A produção é considerada boa, mas poderia ter sido melhor se não fosse a quantidade de chuva na época do plantio.

Nos meses de março, abril e maio choveu mais que o esperado para o período e isso atrasou o plantio e prejudicou a produtividade. A expectativa de Rafael Corcino era colher 15 toneladas por hectare, mas ele vai conseguir apenas 12. “Choveu mais ou menos o dobro do ano passado, nesse mesmo período, na epoca de plantio, e isso acabou atrapalhando a condução da lavoura. Aumentou um pouco a incidência de doenças e fez com que as primeiras áreas colhidas tivessem uma produtividade menor”, diz.

A expectativa é colher toda a produção até o fim do mês e, para isso, os produtores estão correndo contra o tempo para não serem surpreendidos pelas primeiras chuvas da primavera.

“Essas culturas gostam de clima frio à noite e durante o dia, quente. E precisamos que não chova, porque a chuva acaba atrapalhando a qualidade do produto, depreciando o produto”, explica Rafael.

Como a qualidade do alho caiu, a caixa com 10 quilos do produto está sendo vendida por um valor entre R$ 35 e R$ 40, 10% a menos que na safra passada.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo