Notícias

Estiagem mexe com o calendário de quem cultiva alcachofra em SP

Colheita deveria ter começado, mas só quem irrigou está dentro do prazo.

Mesmo com o atraso na colheita, os produtores estão otimistas. Em São Paulo, a estiagem mexeu com o calendário de quem cultiva alcachofra. A colheita já deveria ter começado, mas só quem irrigou as lavouras está dentro do prazo.

Em uma fazenda que fica em Piedade, região sudeste de São Paulo, folhas de jornal cobrem as alcachofras. A técnica é para proteger a planta do sol e, assim, manter a coloração roxa da flor. A colheita já começou e tem deixado George Osako satisfeito. A expectativa é colher 30 mil caixas. “Este ano, a qualidade está muito boa, ela está graúda e os pés desenvovleram bastante”, diz.

George só está conseguindo colher agora porque a lavoura é irrigada, mas quem não costuma irrigar, terá que esperar mais um pouco para começar o trabalho por causa da estiagem. Mesmo assim, a expectativa dos produtores é de uma safra melhor que a do ano passado.

A falta de chuva alterou o calendário de produção também no sítio de Ana Lídia Ortman, em São Roque. A área de 2 hectares já deveria estar repleta de alcachofras maduras, mas não é o que está acontecendo. A colheita estava prevista para o início de setembro, mas só vai ser realizada no fim do mês.

Mesmo com o atraso, a produtora está otimista. A qualidade dos pés é um bom sinal. “A safra vai ser muito boa. Este ano, nós estamos com muita esperança e só olhando a plantação, vendo como está viçosa, bonita, a gente sabe que a produção vai ser boa, sim”, conta.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo