Notícias

Embrapa Gado de Leite faz últimos ajustes para a realização do Fórum das Américas

Programação está quase fechada e o evento contará com especialistas do Brasil e exterior

O Sétimo Congresso Internacional do Leite (Fórum das Américas – Leite e derivados)está com sua programação praticamente fechada. Segundo o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Gado de Leite, Carlos Eugênio Martins, há poucos nomes a serem confirmados (acesse a programação preliminar no site http://www.cnpgl.embrapa.br/7congresso). O evento acontece em Juiz de Fora-MG (Expominas), dos dias 13 a 16 de julho.

Para Martins, o Fórum das Américas será um dos eventos mais expressivos do agronegócio do leite no Brasil. "Será um espaço de reflexão e debates sobre o setor nas Américas, que reunirá especialistas de todo o mundo", diz. Surgido em 2001 da fusão do Simpósio sobre sustentabilidade da pecuária de leite no Brasil e do Workshop sobre políticas públicas para o setor leiteiro, o Congresso Internacional do Leite tem como pauta a discussão de temas atuais, que interferem em todos os elos da cadeia produtiva.

Em sua sétima edição, o Congresso retorna a Minas Gerais, primeiro lugar no ranking da produção de leite do Brasil, com a denominação de Fórum das Américas – Leite e Derivados para se tornar, de fato, o maior fórum do setor no continente. "O evento aporta em terras mineiras para se fortalecer e tornar o setor mais forte", diz o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela.

Segundo Vilela, o Congresso se fortalece porque se une à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que realiza, há 36 anos, eventos de excelência ligados à indústria de laticínios (Expolac, Expomaq, Congresso Nacional de Laticínios e Concurso Nacional de Produtos Lácteos). "Além disso, o setor se torna mais forte porque em nenhum outro momento reuniu-se tanta expertise em um único fórum".

A realização de todos estes eventos em um só tempo e local só foi possível graças à sólida parceria entre a Embrapa Gado de Leite, a Epamig, a Faemg, a Prefeitura de Juiz de Fora e o Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, do Pólo de Excelência do Leite, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"O resultado da agregação dos esforços de instituições tão comprometidas com o setor leiteiro é a realização deste fórum internacional. Por cinco dias, Juiz de Fora se transformará na capital americana do agronegócio do leite", conclui Vilela.

Rubens Neiva
Jornalista – Embrapa Gado de Leite
(32) 3249-4712 / (32) 9103-8722

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo