Capacitação de profissionais, campanhas de divulgação e criação de uma rede de cooperação técnica de transferência de tecnologia para o milho são as propostas do plano de ações estratégicas para o aumento da produtividade da cultura no Brasil.
O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (11), pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jason de Oliveira Duarte, durante a 9ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho, em Brasília/DF.
Segundo Duarte, as campanhas destinam- se aos produtores, técnicos e tomadores de decisão dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso e oeste da Bahia.”Os benefícios previstos, até o fim de 2012, são aumento de produtividade e otimização do emprego de insumos, pela utilização de boas práticas, e sustentabilidade da produção agrícola”, explica.
O plano, iniciado em 2009, conta com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (PAC Embrapa), que dispõe de R$ 2 milhões para aplicação em transferência de tecnologia, até 2012.
Kelly Beltrão
Mapa
www.agricultura.gov.br