Notícias

Em MG, queda no preço do milho preocupa quem investiu na safrinha

Grande oferta do grão fez despencar os preços da safrinha.

Em relação ao mesmo período de 2013, desvalorização chega a 35%.

A boa oferta de milho fez despencar os preços da safrinha, em Minas Gerais. Em relação ao mesmo período do ano passado, a desvalorização chega a 35%.

Leonildo Pereira plantou 100 hectares de milho na propriedade que fica no município de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A colheita da safrinha já está no final e o valor pago pela saca do grão não para de cair.

No ano passado, nesta mesma época, produtores da região chegaram a vender a saca de milho por R$ 29. “Estamos colhendo na faixa de 100 sacas por hectare e o preço de R$ 19 empata com os custos de produção”, conta.

O principal motivo da desvalorização é a grande oferta de milho no mercado.

Para os mineiros, a boa notícia é que todo o milho produzido na safrinha deve ficar no estado, o que causa menos prejuízo para os agricultores, que não gastam tanto com transporte. As maiores beneficiadoras de grãos estão na região Sudeste.

Leonildo, que apostou pela primeira vez na safrinha, não quer pagar para ver o resultado no ano que vem. “Se ficar desse jeito, foi o primeiro ano e não planto mais milho na safrinha”, diz.

Para se ter uma ideia do aumento da oferta, a produção de milho safrinha dobrou em Minas Gerais. De acordo com a Conab, os números saltaram de 600 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas.

 

Por: Globo Rural

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo