Notícias

Datagro: Brasil tem gasolina 17,9% mais barata que EUA por distorção

A queda da produção de cana, açúcar e etanol no Brasil na safra 2014/15 é resultado especialmente do clima adverso e da política governamental de preços que favorece o consumo da gasolina. A avaliação foi feita nesta manhã pelo presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari. Para o especialista, o setor também sofre com efeitos negativos provocados pela crise econômica e há impacto operacional do aumento da mecanização da cultura no País.

“O Brasil enfrenta um período muito seco. Isso acontece desde agosto não só em São Paulo, mas em boa parte do Centro-Sul do Brasil. Essa seca traz consequências não apenas para a cana-de-açúcar, mas também para outras culturas como o café e a geração hidrelétrica”, disse Nastari durante painel do 3º Encontro do Açúcar e Etanol, realizado em Londres.

Além do clima, Nastari atacou duramente a política de preços do governo brasileiro para o setor energético. “O Brasil tem uma política pública distorcida de preços que subsidia o preço da gasolina para os consumidores e não para o transporte público. Além disso, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) foi reduzida para zero na gasolina e o Banco Central incentiva a valorização do real, o que estimula a importação do combustível”, disse durante o evento.

Aos presentes, Plinio Nastari defendeu que a política de preços adotada pelo governo brasileiro, especialmente pela Petrobras, faz com que o preço da gasolina atualmente no Brasil seja 17,99% menor do que a média nos Estados Unidos. Os preços são aqueles praticados pelas refinarias e foram comparados entre 1º e 11 de julho de 2014, segundo dados apresentados por Nastari. “Esse subsídio não existe para a cana”, reclamou.

“A redução da Cide e o subsídio são incentivos para o consumo da gasolina. E o fato de que o Brasil ainda não está pronto para fornecer todo combustível consumido faz com que o País seja ainda mais dependente da importação de gasolina. É uma política non sense de comprar mais gasolina com preço mais alto”, disse.

Nastari também comentou que a produção brasileira ainda é prejudicada pelos efeitos negativos no setor financeiro desde a crise de 2008 e há impacto operacional do aumento da mecanização em algumas áreas produtoras brasileiras.

 

Por: Agencia Estado

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo