Será realizada nesta sexta-feira (07/03), no Campo Experimental de Santa Mônica (CESM – Valença/RJ) uma solenidade que marca o inicio das obras de restauração da Fazenda Santa Mônica. Durante as festividades será inaugurada uma moderna sala de ordenha e feito o lançamento da campanha contra febre aftosa no estado do Rio de Janeiro.
Diversas autoridades estarão presentes ao evento que será marcado também pelo recebimento de uma Emenda Parlamentar do deputado federal Jorge Bittar (PT/RJ). A Emenda destina recursos para a aquisição de equipamentos de irrigação voltados para a pesquisa agropecuária.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, esse é um momento especial, onde a pesquisa agropecuária e a história se encontram. O Casarão Duque de Caxias é sede da Fazenda Santa Mônica, onde está um dos campos experimentais da Embrapa Gado de Leite, no sul do Rio de Janeiro.
Construído em meados do século XIX, o prédio é de grande valor histórico. A Fazenda foi uma das maiores propriedades produtoras de café do estado. Ali morreu, em maio de 1880, Duque de Caxias. No século XX, a propriedade tornou-se uma das primeiras estações experimentais em agropecuária do país.
A restauração é o resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Embrapa. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura que autorizou a captação de recursos da ordem de 1,4 milhão de reais para obras emergenciais. A Petrobrás destinou R$ 600 para o projeto. A realização das obras será feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas – CEP28
O prédio com 80 cômodos, mais de 100 janelas e cerca de 3000 m2 de área construída receberá obras no telhado, piso e rede elétrica. Serão realizadas pesquisas de prospecção histórica e arqueológica para identificar aspectos da construção original.