Notícias

Brasília discute qualidade do leite no Brasil

Instituições públicas e privadas vão propor ações para adequar a qualidade do leite  nacional às exigências do mercado externo

A qualidade do leite e os desafios para o setor serão o enfoque de uma reunião entre os agentes da cadeia produtiva do leite, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em Brasília. O objetivo é concentrar esforços e propor ações imediatas para a produção de leite com qualidade, adequando a produção brasileira aos requisitos da IN 51 do Ministério da Agricultura e às exigências do mercado internacional.

Esse será o evento mais representativo do setor neste ano. Participam da iniciativa, representantes de ministérios, unidades da Embrapa, universidades, órgãos estaduais e federais e entidades da iniciativa privada, como laticínios e cooperativas.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, somente com a implantação das boas práticas na produção, o Brasil estará habilitado a produzir leite seguro e de qualidade, tanto para atender o consumidor brasileiro quanto para se adequar às exigências do mercado externo.

“A produção de leite seguro e de qualidade é uma demanda dos consumidores em todo o mundo. O Brasil está fazendo um grande esforço neste sentido. Entretanto, alguns indicadores relacionados à composição do leite e à higiene da ordenha ainda precisam melhorar para se alcançar os padrões mínimos exigidos”, diz Vilela.

Durante o encontro serão avaliadas as ações desenvolvidas pelo setor para a melhoria da qualidade do leite. Pretende-se ainda revisar o material de treinamento de Boas Práticas Agropecuárias para o Leite, do PAS-Campo (Produção de Alimentos Seguros). A expectativa é que se crie um PAS-Leite.

Os participantes deverão propor ações que garantam a inclusão de produtores familiares no âmbito da melhoria da qualidade do leite, ampliar o PAS-Campo para atender todo o país e motivar empresas e cooperativas de laticínios a participarem do Programa.

“Ao final da reunião esperamos ter uma agenda de compromissos com participação de todas as instituições envolvidas para implementar as ações discutidas,” prevê Vilela.

O evento será realizado no Hotel Nacional: Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 Bloco A, Brasília – Distrito Federal. A abertura do evento será no dia 18, a partir das 14 horas. No dia 19, a reunião terá início às 9 horas.

Veja a seguir os temas a serem abordados durante a reunião:

– Importância da produção de leite com qualidade.
– Situação atual dos resultados das análises da RBQL e os avanços na implementação da IN 51.
– Programas institucionais para a melhoria da qualidade.
– Melhoria da qualidade em produção de base familiar.
– Tanques comunitários e a qualidade do leite.
– O Programa Alimentos Seguros (PAS-Leite).

Instituições envolvidas:
– Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA;
– Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT;
– CNPq/MCT;
– Unidades da Embrapa:Gado de Leite, Pecuária Sudeste, Pecuária Sul, Clima Temperado, Semi-Árido, Transferência de Tecnologia e Agroindústria Tropical;
– Universidade Federal Rural da Amazônia;
– Universidade Federal de Viçosa;
– Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário);
– Pólo de Excelência de Leite e Derivados de Minas Gerais;
– Emater – MG;
– CT-ILCT/Epamig;
– OCB/CBCL;
– CNA;
– Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná);
– Sebrae;
– Senai;
– Senar;
– Senat;
– ABIQ (Associação Brasileira das Industrias de Queijo);
– ABLV (Associação Brasileira do Leite Longa Vida);
– AGL (Associação Gaúcha de Laticinistas);
– CONIL (Conselho Nacional das Indústrias de Laticínios).

Marcos La Falce
Jornalista – Embrapa Gado de Leite
Tel: (32) 3249-4719
E-mail: mlafalce@cnpgl.embrapa.br

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo