Artigos

Agrupamento alimentar de vacas leiteiras: vantagens e desvantagens

O agrupamento de vacas leiteiras é a separação de animais em diferentes lotes, da maneira mais uniforme possível, em tamanho, idade, produção e fase de lactação e/ou condição reprodutiva. É realizado com a finalidade de aumentar a precisão no fornecimento de nutrientes para os animais em mantença ou produção. Além disso, facilita o manejo com as vacas.

A vantagem geral do agrupamento sob o ponto de vista nutricional é o suprimento das exigências nutricionais dos diferentes grupos, a redução dos custos com alimentação por animal por dia e a opção de fornecer suplementos especiais. O processo de agrupamento é dinâmico e deve ser planejado para minimizar o trabalho e tirar o máximo proveito do momento fisiológico do animal.

O ponto de partida para um balanceamento de dietas adequado é fazer um bom agrupamento de vacas. A grande variação entre e dentro de rebanhos mestiços, torna maior ainda a necessidade do agrupamento de vacas com características produtivas semelhantes.

Os animais podem ser divididos quanto a:

Produção de leite

Fase de lactação

Ordem de parto (início/meio/fim)

Condição corporal

Status reprodutivo (Vazia/Inseminada/Gestante)

Contagem de células somáticas (CCS)

O agrupamento permite que vacas de menor produção tenham acesso a alimentos de mais baixa qualidade ou a dietas com menor densidade energético-proteica ou ainda com maior proporção de alimento volumoso, fornecendo uma dieta de menor custo diário para esses animais. Permite também melhor uniformidade na produção de leite entre os animais do grupo, facilitando operações de ordenha durante a passagem do animal pela sala de ordenha. Além disso, facilita a detecção do estro, uma vez que as vacas estarão dentro do grupo com status reprodutivo bastante semelhante. O grupo de maior produção poderá ser alimentado com dietas de altas concentrações de energia e proteína para satisfazer suas altas demandas nutricionais diárias. Dessa forma, as operações gerais na propriedade ficam mais fáceis, já que os grupos se tornam uniformes.

O que mais afeta a exigência nutricional (Mcal/dia) de uma vaca é a produção de leite e o peso corporal. Veja um exemplo:

Considerando apenas a produção de leite, a vaca três iria para um lote de média produção e a vaca um para um de alta produção. No entanto, se considerar o peso vivo de ambas, estas vacas estão muito próximas. Na verdade, a vaca três consome até uma porcentagem de peso vivo maior do que a vaca um e tem exigências semelhantes ou maiores. Ela deve estar em um lote de alta produção.

Quantos grupos devem haver na propriedade?

 

Depende do tamanho do rebanho, da uniformidade dos animais e das instalações disponíveis (ordenha, curral de espera, pistas de alimentação, etc). Quanto maior o número de grupos, menor a variação entre dietas. Porém, o balanceamento é mais trabalhoso e necessita de maior mão de obra. A mudança contínua de lotes promove estresse pela desorganização da ordem social do grupo.

 

 Sugestão de agrupamento e manejo:

O que acontece nas mudanças de lote?

As vacas têm hierarquia social. Consequentemente, elas estabelecem a dominância por meio da competição. Assim sugere-se:

Nunca mudar uma vaca sozinha (mudar em grupo diminui o estresse social)

Não fazer mudanças frequentes. O prazo de uma semana é o que as vacas precisam para reestabelecer a ordem social (dominância).

Qual é o tamanho ideal dos lotes?

O lote ideal é aquele que gasta de 60 a 90 minutos para sair do local de alimentação, ir à ordenha e voltar. É muito importante lembrar que lotes no período de transição precisam ser menores.

Desvantagens do agrupamento:

Algumas desvantagens do agrupamento são:

Muitas propriedades não têm áreas de piquetes, pastos ou instalações adequadas para o agrupamento alimentar animal, e a construção pode, muitas vezes, ser bastante onerosa;

Há demanda para maior tempo e trabalho a fim de reagrupar os animais;

O agrupamento animal muitas vezes exige mais que um tipo específico de dieta a ser fornecida, algo que nem todas as propriedades têm condições de fazer;

Quando vacas são movimentadas de um grupo para outro, pode haver rupturas na ordem social dos animais, alterando hábitos alimentares e reduzindo o consumo de alimentos e, consequentemente, a produção de leite.

 

Considerações gerais

Independente do número de grupos é essencial ter adequado espaço de cocho e água de boa qualidade sempre disponível. A boa divisão de grupos não substitui o bom manejo de cocho e a qualidade dos ingredientes utilizados.

 

No agrupamento, procure sempre o equilíbrio entre o melhor tecnicamente, o racional e o economicamente viável.

 

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo