Notícias

Agricultores se preparam para colher e comercializar o algodão em MT

Produtores estão mais cautelosos na hora de vender a safra. 

Colheita se aproxima e negócios estão em ritmo lento.

Os produtores de algodão de Mato Grosso estão mais cautelosos na hora de vender a safra. A colheita se aproxima e os negócios se encontram em ritmo mais lento do que no ano passado.

A lavoura de algodão é o centro das atenções do agricultor Herlan Meinke. Este ano, ele investiu mais na cultura, plantou 480 hectares na fazenda que fica em Campo Verde, sudeste de Mato Grosso, 90% a mais que na safra passada.

A maior aposta veio acompanhada de cautela. Quando encontrou preços atrativos, o produtor bateu o martelo e vendeu 70%  do que espera colher, uma estratégia para não ficar refém das possíveis oscilações no mercado da pluma.

Considerando apenas as despesas com a compra de insumos e operações no campo, cada hectare cultivado com algodão em Mato Grosso custa mais de R$ 4,3 mil, em média, 27% a mais do que na safra passada.

A colheita do algodão, em Mato Grosso, começa na semana que vem e de acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), os produtores do estado comercializaram com antecedência cerca de 500 mil toneladas da pluma, o que representa 55% da produção que deve ser colhida. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ritmo das vendas é um pouco mais lento. Naquela época, 62% da produção já estavam negociados.

Quem segurou muito as vendas deve ficar atento, segundo a associação que representa os produtores porque os preços estão em queda. A arroba da pluma está valendo, em média, R$ 58,80 em Mato Grosso, 5% a menos que há um mês.

 

Por: Globo Rural

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo