Notícias

Acesso à terra muda vida de agricultores familiares no semiárido piauiense

Dezessete agricultores familiares recebem neste sábado (13/9) terra para produzir. Eles integram a Unidade de Produção Familiar-Futuro (UPF-Futuro), um projeto financiado pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A área fica no município de Piracuruca, no semiárido do Piauí, e será entregue pelo secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida.

“Nunca havia conquistado nada trabalhando na lavoura dos outros. Com essa oportunidade, vou poder dar mais qualidade de vida para minha família”, acredita Francisco de Assis Magalhães de Araújo, um dos agricultores familiares que integram o projeto.

“Com a entrega dessa área, atingiremos 18,1 mil famílias beneficiadas pelo PNCF, no Piauí. São agricultores familiares que passaram a ter terra, casa com energia e um projeto produtivo viável, capaz de gerar renda, promover o desenvolvimento local e a sucessão familiar”, explica Almeida.

Recursos

Os agricultores tiveram acesso à terra pela linha Combate a Pobreza Rural/Coletiva. Por causa disso, todos eles, que fazem parte da associação UPF-Futuro, ganharam o direito a recursos não reembolsáveis. Com esse dinheiro, essas famílias puderam investir em infraestrutura básica, como estradas vicinais, casas, energia e abastecimento d’água, e também produtivas, entre elas o cercamento da área, a casa de farinha, a compra de animais e os projetos de irrigação.

A agricultora familiar Maria do Carmo de Carvalho também é uma das beneficiárias da UPF-Futuro. Ela conta que, antes de financiar a terra, morava com o marido numa fazenda e o modo de sobreviver era trabalhar como meeira, finalidade em que metade do que foi produzido pela pessoa vai para o dono da propriedade. “A gente trabalhava na roça sem olhar para o futuro. Agora, tudo mudou. Desde que financiamos a terra, já construímos nossa casa, compramos cabritos e galinhas para criar. Também plantamos o pomar e a roça de mandioca e feijão”, comemora.

O PNCF

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política complementar à reforma agrária que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação, gerida pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA). Atende a agricultores familiares sem ou com pouca terra, principalmente os agricultores jovens.

Independência

Além da terra, o PNCF auxilia o agricultor a construir casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. Desde a implantação, há dez anos, o programa já beneficiou mais de 138 mil famílias.

O PNCF tem três linhas de financiamento, com juros que variam de 0,5% a 2%, assistência técnica de cinco anos e recursos adicionais para jovens, negros não quilombolas, mulheres e também para projetos ambientais. É uma importante alternativa para agricultores familiares, principalmente jovens.

Serviço

Entrega Unidade Produtiva do PNCF-Familiar a 17 agricultores da UPF-Futuro

Data: 13/09

Horário: 16h

Local: Área rural do município de Piracuruca – PI

 

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo