Notícias

À vista ou a prazo?

Por: Hyberville Neto

Alguns frigoríficos não suportaram os prejuízos causados pela crise global e encerraram as atividades, deixando muitos fornecedores sem receber.

A incerteza gerada pelos pedidos de recuperação judicial, e a inadimplência, criou desconfiança no setor.
Os pecuaristas passaram a preferir o pagamento à vista. Forma de negociação, até então, pouco comum.

Em um primeiro momento os frigoríficos relutaram, ou propuseram um deságio expressivo para tal forma de pagamento (em alguns momentos chegou a quase 7%). Mas com o tempo esta forma de pagamento passou a acontecer com mais freqüência.

A diferença entre o preço à vista e a prazo oscila de 1% a 4%. Mas boa parte das empresas utiliza um valor fixo para essa conversão (também varia entre regiões e empresas, mas a maioria utiliza R$2,00/@ entre o pagamento à vista e o a prazo).

Quem leva vantagem?

Financeiramente, no pagamento à vista, o pecuarista leva desvantagem. Isso ocorre porque o valor que ele deixa de receber optando pela negociação à vista, dificilmente seria conseguido com outro investimento no mesmo período (ao menos não em atividades de baixo risco). A poupança, por exemplo, está com um rendimento em torno de 0,5% ao mês. Neste caso, para os valores ficarem equivalentes, o desconto do pagamento a prazo para o à vista deveria ser próximo a 0,5%.

No entanto, o frigorífico precisa ter capital ou crédito para arcar com a compra do boi gordo à vista e esperar a receita da venda da carne e derivados. Mas o inverso ocorre: pagando à vista, a empresa tem um “desconto” na matéria-prima. Considerando as margens nas quais trabalham, 1% a 4% de redução no custo do boi é um valor significativo.

Entretanto, não se pode precificar a tranquilidade do pecuarista ao receber à vista. Também deve ser considerada a situação de caixa, tanto da indústria como do fazendeiro.

As duas opções são correntes em praticamente todas as praças. A escolha de uma ou outra forma de pagamento vai depender do resultado da conta, que varia conforme o valor ofertado por cada forma de pagamento.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo