A Embrapa Pantanal disponibilizou nesta semana o primeiro alerta de nível do rio Paraguai e Cuiabá de 2015. Na publicação, o pesquisador da instituição Carlos Padovani destaca as primeiras estimativas de níveis máximos para este ano. Os dados do alerta, segundo o pesquisador, são baseados na análise das estações dispostas no Rio Paraguai e Cuiabá, assim como em previsões meteorológicas feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e pela empresa Climatempo para o trimestre de janeiro, fevereiro e março de 2015.
De acordo com a avaliação feita por Padovani, a tendência é que a primeira metade de janeiro tenha menos chuvas do que o previsto. Se fevereiro apresentar chuvas de média ou baixa intensidade, ele diz que “as chances de uma inundação intensa no Pantanal diminuem muito”. Tomando como base as previsões do INMET/INPE para o primeiro trimestre do ano, não há como afirmar que irão ocorrer chuvas extremas nesse período que possam ocasionar uma grande cheia na região, segundo o pesquisador.
Para mais informações relacionadas ao fluxo de águas na região pantaneira, acesse a ferramenta online GeoHidro Pantanal – um visualizador interativo de mapas e informações geográficas que disponibiliza dados sobre recursos hídricos e uso das terras na Bacia do Alto Paraguai.
Fonte: Revista Produz
