As carnes encerraram o primeiro decêndio de janeiro (e de 2015) registrando o mais fraco desempenho dos últimos 48 meses. Até aí, porém, nenhuma surpresa: o ano está apenas começando e, normalmente, o período é marcado por embarques mínimos.
Além disso, o fraco resultado ora alcançado compreende apenas os seis primeiros dias úteis do mês – de um total de 21 dias úteis em janeiro. Portanto, pode-se esperar por mais.
No tocante à carne de frango, especificamente, observa-se que o volume médio desses seis primeiros dias do ano se encontra cerca de meio por cento abaixo do que foi registrado em janeiro do ano passado. No entanto, a média diária do corrente mês (12.779 toneladas/dia) está 4,16% acima da média de janeiro de 2014. Ou seja: o que faz a diferença, aqui, é o número de dias do mês.
Na verdade, o mais preocupante, por ora, é o preço alcançado pela carne de frango brasileira. Os dados da SECEX/MDIC dão como média do período o valor de US$1.716,44 por tonelada. E isto, pela média mensal, está correspondendo ao menor preço obtido pelo setor desde novembro de 2010.
Fonte: Avisite
