Categories: Notícias

São Luís do Maranhão lança projeto de compostagem doméstica

A cidade de São Luís, no Maranhão, iniciou no último mês um programa que visa reduzir a quantidade de lixo descartada.

A cidade de São Luís, no Maranhão, iniciou no último mês um programa que visa reduzir a quantidade de lixo descartada. O projeto “São Luís Resíduo Orgânico Zero” vai incentivar e proporcionar aos moradores da cidade que apliquem o sistema de compostagem em suas próprias casas.

O programa foi lançado em dezembro, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), com a proposta de melhorar a gestão de resíduos na capital maranhense. “O Resíduo Zero tem uma importância estratégica para o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o qual será concluído em breve pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e que tem uma relação direta com o projeto que estamos lançando neste momento”, explicou o secretário Rodrigo Maia.

De acordo com as autoridades locais, os resíduos orgânicos correspondem a 60% do lixo coletado em São Luís. Quando este material não é tratado adequadamente, acaba sendo uma das causas de poluição do solo, dos recursos hídricos e também do ar.

O projeto é visto como uma ferramenta para impactar diretamente a qualidade de vida da população que mora na cidade maranhense. Para que o programa seja colocado em prática, a prefeitura trabalhará a capacitação diretamente nas comunidades.

Inicialmente serão selecionados 20 agentes, que passarão por um treinamento de oito horas. O curso explicará o processo de compostagem e, ao final, os participantes receberão um kit com material didático sobre o tema, camiseta e uma composteira, para começar a praticar em casa.

Ao serem decompostos da maneira correta, os resíduos orgânicos podem ter grande valia ambiental. Após passarem pelo processo de compostagem, eles se transformam em adubo orgânico e também em chorume, um líquido usado para potencializar o plantio.

A intenção da prefeitura é de que os participantes das oficinas se tornem multiplicadores e repassem a técnica e o conhecimento adquirido no curso a toda a comunidade em que está inserido.

 

Fonte: Painel Florestal

 

rsuser

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

5 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

5 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

5 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

5 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

8 anos ago