A Rússia poderá em breve suspender a proibição de importação de alguns produtos de carne suína provenientes da União Europeia, disse um porta-voz da União Europeia na terça-feira (20/1).
A decisão pode aliviar uma disputa que se intensificou após a decisão da Europa no ano passado de impor sanções a Moscou por suas ações na Ucrânia.
A controvérsia começou há um ano, quando a Rússia fechou o mercado para suínos vivos, carne suína e outros produtos relacionados da União Europeia, citando quatro casos de peste suína africana em javalis nas fronteiras da Lituânia e da Polônia com a Bielo-Rússia.
A União Europeia argumentou que a Rússia havia ignorado as medidas tomadas para combater a doença e conter a propagação do vírus e pediu que o caso fosse revisado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Questionado na terça-feira sobre uma possível solução para a disputa, o porta-voz da União Europeia afirmou que, embora ainda não exista um acordo, “houve algum contato entre os serviços da Comissão Europeia e o serviço veterinário dos homólogos russos”.
“Os resultados foram positivos e devem permitir a retomada das exportações de alguns produtos da União Europeia para a Rússia”, disse o porta-voz, acrescentando que detalhes seriam trabalhados nos próximos dias.
Fonte: Estadão Conteúdo.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…