Principal produtor de grãos do Brasil, o estado do Mato Grosso liderou a aplicação de defensivos agrícolas nas cultuas de soja, milho, cana, cítricos, algodão e arroz. Conforme o Sindicato Nacional da Indústria de produtos para Defesa Vegetal (Sindveg), o volume de agroquímicos comercializados no estado foi de 167 mil toneladas, totalizando US$ 2,15 bilhões.
Em todo o Brasil, foram comercializadas 884 mil toneladas de defensivos agrícolas, totalizando US$ 11,4 bilhões. O estado de São Paulo é responsável pelo consumo de 14,5% deste total, seguido do Paraná (14,3%), Rio Grande do Sul (10,8%) e Goiás (8,8%). A aplicação destes produtos na cadeia de produção já representa de 15 a 30% do custo total de produção.
Seminário reúne especialistas para discutir métodos de utilização de agroquímicos
A fim de ampliar as ações para garantir, com segurança, a melhor utilização destes produtos, o Seminário Nacional de Receituário Agronômico e Responsabilidade Técnica e o curso: Prescrição de Uso de Agrotóxicos – Nova Abordagem serão realizados entre os dias 13 e 15 de outubro, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Belo Horizonte.
Cerca de 400 profissionais de todo o país são esperados para o evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3337-8139 ou site www.smea.org.br.
Por: Lucas Rivas
Fonte: Agrolink
