Estão previstos para 2015 mais de quatro mil treinamentos que serão ofertados pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). Com o objetivo de capacitar o homem do campo, a instituição oferece mais de 200 tipos de treinamentos para capacitação e qualificação de profissionais em 15 cadeias produtivas prioritárias no estado de Mato Grosso.
De acordo com o superintendente Tiago Mattosinho, os treinamentos mais procurados em todo o estado e durante todo o ano são aqueles relacionados com às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. Isso inclui treinamentos sobre Espaço Confinado (NR 33), Trabalho em Altura (NR 35) e Segurança no Trabalho (NR 31.8 ).
Mattosinho diz ainda que outro setor que tem demandado muitos treinamentos junto ao SENAR-MT é o de manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas. Só para o ano de 2015 há mais de 250 cursos previstos para esta área. Esse número inclui capacitação para profissionais que trabalham em várias setores como o de manutenção e regulagem de colheitadeira e até manutenção de motosserra.
O presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Ricardo Daher acrescenta que a procura por treinamento nestas áreas é grande porque o estado está em pleno desenvolvimento econômico e ainda tem muita carência de mão de obra qualificada. Assim como em Tangará da Serra, os municípios de Campos de Julio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Nova Mutum e Tapurah também tem muita procura por estes treinamentos.
A instrutora credenciada junto ao SENAR, Mariza Misturini, explica que esta demanda é crescente. Além disso, são áreas que vão sempre demandar treinamentos porque os trabalhadores rurais precisam ser capacitados frequentemente. “Há capacitações que precisam ser feitas todos os anos para manter o profissional sempre atualizado”.
Histórias de sucesso – “Manuseio defensivos agrícolas diariamente e, às vezes, perco a noção da periculosidade destes produtos. O treinamento de Segurança no Trabalho (NR 31.8 ? Capacitação para Trabalhador com Agrotóxico), do SENAR-MT que fiz foi importante para que eu relembrasse como é necessário a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o quanto estes produtos são perigosos para a saúde”. Esta foi a declaração de Tailson Araujo, de 21 anos. Ele trabalha na agricultura, mora em Tapurah.
André Carlos Zimerman, de 21 anos é outro trabalhador rural que já fez diversos treinamentos do SENAR na área de máquinas e implementos agrícola e segurança no trabalho. Ele , trabalha na fazenda Verde Vale, localizada a cerca de seis quilômetros da cidade de Tapurah. “Nos treinamentos aprendemos fazer, ? fazendo. Pretendo ampliar meus conhecimentos para estar sempre qualificado para este mercado que é bastante promissor”.
Assim como André, Robson Azeredo, de 29 anos, também é trabalhador rural e atualmente é colaborador da fazenda Santa Inês, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade. “A capacitação me deu mais segurança para aplicar o defensivo agrícola”. Já o agricultor José Luis da Silva, de 46 anos, diz que já sabia que era importante a utilização de EPI. “Mas não tinha noção da periculosidade destes produtos”.
Fonte: Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…