Minas Gerais lidera a lista de propriedades que exportam para a União Europeia (UE) desde 2008, sendo o Estado que possui o maior número de propriedades aptas a exportar carne no país. São 566 estabelecimentos rurais rigorosamente rastreados, autorizados a fornecer animais para frigoríficos exportadores. Esse número representa 26% das 2.210 propriedades em todo o Brasil. Em segundo lugar está Goiás com 23%, e em terceiro Mato Grosso, com 20%.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou em 2010 auditorias em 310 propriedades cadastradas no Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). Desse número, 255 propriedades foram consideradas aptas para a exportação à União Europeia.
O IMA conta com 24 equipes formadas por 48 profissionais devidamente treinados para realizar as auditorias nas fazendas. Essas equipes realizaram as 310 auditorias nas propriedades do Sisbov e mais 855 vistorias em propriedades que exportam para países menos exigentes, pois não têm a rastreabilidade como quesito obrigatório, totalizando 1.165 propriedades aptas à exportação incluindo para UE e outros países fora do continente europeu.
Sisbov
O Sisbov é um Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos e tem com objetivo controlar o processo produtivo dentro das propriedades rurais de bovídeos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos (Mapa) é o responsável pela coordenação nacional do sistema, e o IMA pela coordenação estadual do serviço.
A adesão ao Sisbov é voluntária, mas para alguns mercados, principalmente o da União Europeia, a rastreabilidade é obrigatória. O produtor interessado em ter sua propriedade auditada pelo IMA deve solicitar o cadastramento a uma empresa certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…