Artigos

GMD – Ganho Médio Diário

Conheça o GMD – Ganho Médio Diário, importante índice de produtividade que aumenta a lucratividade da atividade pecuária de corte.

O GMD é um índice calculado com a seguinte fórmula:

GMD = [(Peso Atual do Animal) – (Peso anterior)] / (Dias entre as duas pesagens)

O que o índice nos diz é quedas quanto de peso em Kg o animal ganha por dia.

É um índice fundamental para fazendas de seleção, recria e engorda de gado.

Sua importância é acompanhar animais de baixa produtividade. Todo animal na fazenda tem seus custos fixos: ração, vacinas, ocupação de pasto, manejo, custo de oportunidade e outros. Este custo pode chegar a R$70,00 por mês. Se o animal não ganha 1@ (uma arroba) por mês, e ele pode gerar grande prejuízo ao longo dos meses.

O ideal é que o animal tenha um GMD acima de 0,850Kg/dia. Acima desta faixa o animal se torna financeiramente rentável.

Mas se você tiver em seu rebanho 100 animais com GMD de 0,400kg/dia, significa um prejuízo de mais de R$64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) ao final do período de engorda. Tudo isso gasto pelo tempo a mais em que o animal teve que ficar na fazenda, consumindo recursos até atingir o peso de abate.

Acompanhar o GMD faz uma enorme diferença na margem de lucro de sua fazenda. Se suas margens estiverem apertadas, você precisa acompanhar os indicadores diariamente para tomar decisões (e ações) simples que alinharão seu negócio com o aumento de lucro.

O Software Procreare lhe fornece o GMD de forma fácil e automática, classificando os animais por produtividade e já indicando os candidatos a descarte.

Acessando e o menu Relatórios > Produção > Ganho Médio Diário – você tem a visão geral do rebanho, conduzindo suas ações na condução do seu negócio.

Observe que o Software Procreare classifica os animais indicando os “melhores” e os “piores” dentro de seu rebanho, uma informação fundamental para você possa trabalhar para reduzir o prejuízo e aumentar a lucratividade da propriedade.

Tenha sempre o controle de sua fazenda em suas mãos, utilize o Procreare Rebanhos.

produtos em destaque

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Topo