Clima seco prejudicou a semeadura das lavouras.
Falta de chuva mudou o planejamento e o plantio começou atrasado.
O plantio da soja entra na reta final em Mato Grosso do Sul. Segundo a associação que reúne os produtores, 85% da área destinada à cultura já foi semeada.
Em uma fazenda em Campo Grande, o plantio da soja era para ter começado há mais de 40 dias, mas a chuva demorou para chegar e só na semana passada, o produtor João Pedro Batista começou a semear.
Agora, o agricultor acelera para finalizar o plantio e não prejudicar a produtividade da lavoura. Ele esperava colher 55 sacas por hectare, mas acredita que a produtividade não vá passar das 45 sacas por hectare.
Em outra propriedade, o plantio também começou atrasado e a falta de chuva trouxe mudanças no planejamento da safra. Márcio Macuglia vai cultivar 880 hectares de soja e apesar dos problemas climáticos, ele já conseguiu semear 90% do total.
Este ano, o produtor resolveu investir mais. Os custos com sementes e adubos aumentaram 20% e, além disso, a área destinada ao cultivo do grão deve ser 40% maior que na safra passada. O agricultor espera ter uma boa produtividade na lavoura. “Espero colher em torno de 45 sacos por hectare, até pelo atraso do plantio”, diz.
Por: Flávia Galdiole
Fonte: Globo Rural
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…