Uma frente fria deverá finalmente romper o bloqueio atmosférico e avançar sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil até a quinta-feira, levando alívio a importantes regiões agrícolas do país em meio a uma mês de janeiro com chuvas abaixo da média, disseram meteorologistas nesta segunda-feira.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar, disse em nota que um “bom volume” de chuvas deverá cair sobre boa parte do Brasil na última semana de janeiro e na primeira meta de fevereiro.
Janeiro, normalmente o mês mais chuvoso do ano, tem sido mais quente e seco que o normal. No Sudeste, as chuvas deverão fechar o mês a apenas 53 por cento da média histórica.
A situação tem aumentado as preocupações de que possa se repetir a seca histórica registrada no início de 2014, que afetou principalmente lavouras de café e cana-de-açúcar.
“Com a volta das chuvas mais regulares as condições deverão melhorar substancialmente ao desenvolvimento de todas as lavouras e mesmo assim, as perdas que hoje são contabilizadas em todas as regiões e em todas as culturas deverá cessar, mas lembrando que tais perdas são irreversíveis”, disse Santos.
Por: Caroline Stauffer
Fonte: Reuters
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…