Agronegócio

O agronegócio do leite no Brasil

Diante da necessidade de se ampliar o consumo de lácteos no mercado interno e externo, o País precisa priorizar as boas práticas na pecuária leiteira para impulsionar o setor de forma sustentável e competitivaA criação de gado com o objetivo de produção de leite desponta como uma atividade com diversas potencialidades no contexto brasileiro, revelando benefícios nutricionais, sociais e econômicos.

Segundo informações da Embrapa Gado de Leite, a bovinocultura leiteira permite a obtenção do alimento natural com maior concentração de cálcio (nutriente essencial para a formação e manutenção dos ossos), contém boa quantidade de fósforo e manganês, que é indispensável ao aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro. Também contém vitamina A, B1, B2 e minerais. Além disso, as proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos.

Em termos sociais e econômicos, o segmento voltado para a produção de leite e seus derivados desempenha um papel significativo na oferta de alimentos e na geração de emprego e renda para a população.

Produção leiteira

Nos últimos anos, a produção brasileira apresentou um crescimento substancial de cerca de 4% ao ano. Esse aumento foi impulsionado, em especial, pela demanda por lácteos no Brasil.

Contudo, para 2015 as projeções são de crescimento consideravelmente menor, cerca de 2%, ou até mesmo queda no volume. Os dados da produção sob inspeção, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que no primeiro trimestre do ano houve um recuo de 1% na quantidade recepcionada pelas empresas.

Conforme as Projeções do Agronegócio – Brasil 2014/2015 a 2024/2025, elaboradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a produção de leite deverá crescer a uma taxa anual entre 2,4% e 3,3% neste período. O fato se deve à retração no consumo.

Diante disso, lideranças do setor enxergam a necessidade de se ampliar o consumo dos lácteos brasileiros, seja no mercado interno ou no externo. Para a retomada da elevação do consumo, além dos aspectos econômicos e a abertura de novos mercados, também devem ser priorizadas as questões relacionadas à qualidade dos produtos lácteos.

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